História de Nossa Senhora de Nazaré

Imagem História de Nossa Senhora de Nazaré

A história de Nossa Senhora de Nazaré em Portugal

A história de Nossa Senhora de Nazaré remonta do início da fé cristã, conta a tradição que esta imagem foi esculpida pelo próprio São José, e seria pintada posteriormente por ão Lucas.

Mais tarde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada para a Espanha onde ficaria no Mosteiro de Cauliniana, próximo a Mérida até o ano de 711, neste ano seria levada a Portugal após a batalha de Guadalete, e permaneceu em uma gruta no litoral onde ficaria escondida.

No ano de 1182 ocorreu uma mudança na história de Nossa Senhora de Nazaré, quando D. Fuas Roupinho foi salvo pela intercessão de Maria, de maneira milagrosa. Após isso o cavaleiro encontrou sua imagem e a levou para a vila que ganharia o nome de Nazaré onde a imagem ainda é venerada.

A devoção de Nossa Senhora de Nazaré se tornou extremamente conhecida em todo o território do Império Português, principalmente graças aos evangelizadores da Ordem dos Jesuítas que consagraram Nossa Senhora de Nazaré a sua casa de Noviciado em Lisboa (então capital de todo o império).

A história de Nossa Senhora de Nazaré no Brasil

No Brasil a devoção de Nossa Senhora de Nazaré foi introduzida em Saquarema no ano de 1630, porém é muito popular no Pará, onde foi introduzida pelos monges Jesuítas tendo como festa mais popular o Círio de Nazaré.

Conta a história que no ano de 1700 o caboclo Plácido José de Souza, encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do igarapé Murucutu, levando então para sua casa, porém no dia seguinte não se encontrava mais lá, sendo assim voltou ao igarapé e lá a encontrou novamente, e a situação continuou se repetindo, até que naquele local foi erguida uma capela em homenagem a ela.

A devoção cresceu e se tornou tão grande que no local da antiga capela foi erguida uma basílica, onde hoje se localiza Belém do Pará, onde ocorre anualmente o Círio de Nazaré.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar