Entenda o Significado do Natal Cristão

Imagem Entenda o Significado do Natal Cristão
Entenda o Significado do Natal Cristão

Neste post do blog da família vamos entender o significado do natal cristão, essa que é uma das festas mais importantes do ano.

O primeiro significado do natal cristão que nos vem à cabeça é o nascimento de Jesus Cristo o nosso salvador, sendo essa uma das principais razões para nos lembrarmos dessa data.

O natal sempre foi sobre o nascimento de Cristo?

O verdadeiro significado do natal cristão é o nascimento de Jesus Cristo, como podemos encontrar na bíblia em Isaías 9:6-7:
“Desde os tempos antigos que o Senhor Deus prometeu que enviaria um Salvador do mundo”.

O natal cristão é o momento de refletirmos sobre os ensinamentos que foram trazidos com a vinda de nosso salvador que nos é lembrado com o presépio e outros símbolos em nossas residências.

Os símbolos natalinos

O natal cristão é cheio de símbolos como: o presépio, a guirlanda e surpreendentemente o Papai Noel.

O significado do presépio no natal

Dentro das simbologias que utilizamos o natal, o que nos lembra o significado é o presépio, que nos traz a representação do momento do nascimento do Menino Jesus, a chegada do Salvador.

Dentro do presépio, encontramos o maior exemplo de família que nos foi deixado por Deus, a Sagrada Família de Nazaré, representada por: Maria, São José, e o Menino Jesus na manjedoura.

Quer saber mais sobre o presépio? Clique aqui

Guirlanda a Coroa de Espinhos de Cristo

A guirlanda é colocada em muitas residências durante o período do natal, mas você sabia que ela simboliza a coroa de espinhos de Jesus Cristo?

Apesar do principal significado do natal cristão ser o nascimento de Jesus, a guirlanda nos lembra a missão do Messias que deu sua vida para retirar os pecados do mundo, sendo o corpo da guirlanda a representação da coroa e as frutas e elementos vermelhos a representação do amor de Cristo pela humanidade na cruz.

Ou seja, ao utilizarmos a guirlanda estamos dizendo que em nosso lar o espírito de salvação de Jesus é bem-vindo.

Papai Noel e São Nicolau

Isso mesmo, o Papai Noel também tem significado no natal cristão, porém não o significado que nos é trazido pelas propagandas, mas pela representação de São Nicolau, um grande exemplo de amor através da caridade, um dos ensinamentos de Jesus.

Então qual o significado do Natal Cristão?

O significado do Natal Cristão é amplo e cheio de símbolos como vimos. Os observando com atenção e entendendo suas simbologias e reais significados chegamos à conclusão de que esta data é o momento de refletirmos sobre o amor ao próximo, a caridade e o amor de Deus que nos enviou seu filho unigênito Jesus Cristo.

Leia Também

Pesquisar