Entenda a importância do nome na fé cristã

Imagem Entenda a importância do nome na fé cristã

Isso mesmo, aqui hoje vamo falar sobre nome, aquele que foi escolhido para você, aquele que você recebeu no momento do seu batismo e por isso tem grande importância para nossas vidas.

Seu nome é importante para Deus

Devemos entender que nosso nome não é um rótulo. Ele é muito importante. Não é algo que devemos ter vergonha, pois é desta forma que seremos chamados por Deus e que somos conhecidos.

Podemos entender a importância do nosso nome principalmente se recorrermos a Bíblia Sagrada, começando pelo livro de Isaías, onde podemos entender que somo chamados por Deus pelo nosso nome.

"O Senhor diz através do profeta Isaías: eu te chamo pelo nome, és meu" (Isaías 43:1).

Além disso, encontramos em mais livros da bíblia, como no livro dos gênesis, onde podemos ver o quão os nomes são importantes para Deus:

Nomes e significados, uma cultura que se perdeu

Hoje em dia, por muitas vezes os nomes são dados pois as pessoas os consideram bonitos ou por assemelhar-se ao nome de alguém famoso ou em evidência na sociedade, porém um costume antigo que vem sendo resgatado por muitas famílias é o significado do nome.

Pode parecer besteira atualmente para muitos, porém os nomes serviam para contar quem era aquela pessoa, sua origem e muitas vezes demonstrar sua importância, seja para a sociedade ou para o ambiente familiar.

Ou então por muitas vezes os pais acabavam por escolher os nomes de seus filhos de acordo com as bênçãos que gostariam de receber de Deus.

Por exemplo, dentro da Sagrada Família de Nazaré, três dos nomes mais importantes citados dentro dos livros sagrados temos São José, que seu nome significa “Aquele que acrescenta”, ou “Acréscimo de Deus”, Maria que pode ser traduzido como “a pura” e mais tarde como significado de “Senhora soberana”, e Jesus cujo seu nome é: “Javé é a salvação”.

Além disso, há nomes como os dos arcanjos, que são cheios de significados importantes como o de São Miguel que serve para nos lembrar da importância do Pai, já que o mesmo é uma pergunta importante: “Quem é como deus?” e também pode ser traduzido como a resposta “Ninguém é como Deus”.

Alguns nomes bíblicos e seus significados

Para entender melhor a importância de um nome e os seus significados, listamos alguns nomes da bíblia para entendermos a profundidade de nomear uma pessoa.

Conhecendo mais sobre estes importantes nomes, podemos entender melhor a importância da escolha do nome de um filho (lembrando que estes nomes vem de origem hebraica ou grega, muitos deles possuindo mais de um significado):

  • Jesus (Javé é salvação, ou Jeová é a salvação)
  • Maria (Senhora Soberana ou a pura)
  • José (Aquele que acrescenta)
  • Lucas (o que vem da Lucânia, luminoso, iluminado)
  • Gabriel (Homem forte de Deus, Mensageiro de Deus)
  • Miguel (Quem é como Deus?)
  • Rafael (Deus te cura)
  • Mateus (Dom de Deus)
  • Daniel (O senhor é meu Juiz)
  • João (Deus é cheio de graça)
  • Josué (Deus é salvação, Auxílio de Deus)
  • Elias (Senhor é meu Deus)
  • Adão (homem da Terra Vermelha, ou simplesmente homem).
  • Talita ou Thalita (Criança que renasceu)

Ou seja, aqui podemos entender melhor a importância dos nomes e assim auxiliar nas escolhas das futuras gerações, porém é claro, lembrando que estas não são as únicas sugestões de nomes possíveis.

E logicamente se o seu nome não se encontra nesta lista não significa que ele não seja importante, pois como já dissemos, todo nome tem sua importância e deve ser respeitado, pois assim o Senhor nos chamará.

Gostou deste artigo ? Quer saber mais ? Acompanhe o Blog da Família, compartilhe com seus amigos nas redes sociais (Facebook, Whatsapp e Twitter) e ajude a espalhar estes ensinamentos pelo mundo.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar