Conheça os símbolos de Santa Terezinha do menino Jesus

Imagem Conheça os símbolos de Santa Terezinha do menino Jesus
A imagem de Santa Terezinha do menino Jesus é composta por elementos de grande significado para a prática da fé cristã.

A imagem de Santa Terezinha do menino Jesus é composta por elementos de grande significado para a prática da fé cristã. Vamos conhecer um pouco mais sobre os símbolos de sua imagem.

O significado do crucifixo de Santa Terezinha

O crucifixo na imagem de Santa Terezinha do menino Jesus representa todo o seu amor pela Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como o sofrimento pelo qual ela passou durante toda a sua vida. Santa Terezinha do menino Jesus viver apenas 24 anos, devido à sua saúde debilitada e durante sua luta contra a tuberculose, doença sem curas na época, ela ofereceu toda a sua dor pela conversão de todos os pecadores. Ela afirmou: "Eu nunca teria acreditado que fosse possível sofrer tanto! Nunca! Nunca! Não posso explicar isto, exceto pelos desejos ardentes que eu tive de salvar almas".

O significado das rosas de Santa Terezinha do menino Jesus

Antes de morrer Santa Terezinha do menino Jesus fez uma linda promessa a todos nós. Ela disse às irmã: “Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!” As rosas simbolizam a poderosa intercessão de Santa Terezinha do menino Jesus por todos os fiéis que pedem sua ajuda.

O significado do véu de Santa Terezinha

Santa Terezinha do menino Jesus usa um véu preto que simbolizam seus votos perpétuos de obediência, castidade e pobreza, da Ordem Carmelita. Ao escolher dedicar sua vida à entrega total a Jesus, Santa Terezinha aceitou seu casamento com Cristo e sentir arder o desejo de dedicar usa orações e vida em intenção de todos os missionários. Por esse motivo ela se tornou a Padroeira das missões e dos missionários, mesmo sem nunca ter saído do convento.

O significado o hábito de Santa Terezinha

O hábito marrom usado por Santa Terezinha do menino Jesus é a vestimenta da Ordem Carmelita e simboliza a pobreza das irmãs, assim como sua fé inabalável em Cristo. Também representa a morte espiritual para as coisas mundanas e a busca constante pelos bens que vem do céu, que foram dois grandes objetivos de Santa Terezinha do menino Jesus.

Conheça a história da novena de Santa Terezinha do menino Jesus

No ano de 1925, Antônio Putingan, um padre jesuíta começou a rezar uma novena em honra a Santa Terezinha do menino Jesus. Durante nove dias ele rezava 24 glórias do pai, um para cada ano que Santa Terezinha viveu. Na ocasião ele fez um pedido e uma prova de que ele seria atendido, que era uma rosa recebida de alguém.

Na ápoca era frio e por isso as flores não estavam nascendo em abundância, porém mesmo assim durante suas orações, ele ganhou uma rosa branca da Irmã Vitalis, que lhe disse: "Padre, este presente é de Santa Terezinha".

A partir disso o padre Putingan passou a organizar uma novena entre os dias 9 e 17 de cada mês, onde quem reza com fé recebe como sinal de que sua graça será alcançada, conforme a vontade de Deus, uma rosa de Santa Terezinha como confirmação.

Faça a novena de Santa Terezinha do menino Jesus

Reze 24 vezes: "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos, amém". Depois de cada "Glória", acrescentar: "Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós". No final, reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e a oração a santa Terezinha:

Faça a oração de Santa Terezinha do Menino Jesus

"Ó Santa Terezinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do céu. Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido). Lembrai-vos ó Santa Terezinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem a terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém."

Leia Também

Pesquisar