Conheça o significado do escapulário

Imagem Conheça o significado do escapulário

Você com certeza já viu ou sabe o que é o escapulário e até mesmo pode usá-lo como símbolo da sua fé em Deus, mas já parou para pensar qual a sua origem?

Muitos ainda o utilizam apenas como ornamento ou acessório e nem tem ideia do que possa significar carregar um escapulário nos ombros.

O nome “escapulário” vem das “escápulas”, aquele osso que fica perto dos ombros e ele une duas imagens através de um cordão, que pode ser de pano, barbante, aço ou qualquer outro tipo de material. As imagens mais comuns de se ver em um escapulário são a de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus, além daquela que faz parte da história de sua origem: Nossa Senhora do Carmo.

História: Como surgiu o escapulário ?

No ano de 1200, um grupo de homens se reuniu no Monte Carmelo com um único propósito em mente: seguir Jesus Cristo. Para isso, construíram uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora que depois, por conta do nome da região, ficou conhecida como “Ordem dos Carmelitas”.

Esse local não foi escolhido à toa, já que é considerado um local sagrado, principalmente por conta das ações do profeta Elias que em questão teve como prova de Deus sua manifestação o defendendo e mostrando que era o único Deus.

Um tempo depois, a Ordem foi para a Europa onde enfrentaram tempos muito dificeis. Mas foi ali que São Simão Stock consagraria a história e origem do escapulário. O ano era 1251 e São Simão estava orando e pediu um sinal de proteção a Nossa Senhora contra os seus possíveis inimigos. Foi ali que recebeu dEla um escapulário com a promessa de proteção para todos aqueles que o usassem.

"Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Depois desse episódio, os carmelitas ficaram conhecidos como uma das maiores ordens da Igreja Católica.

Significado e lição

Agora que sabemos a origem do escapulário, podemos afirmar que quem o usa deveria vê-lo como uma graça e usá-lo com sabedoria e parcimônia e não apenas como acessório. Devemos ter consciência que ele é muito mais que uma jóia e sim um simbolo de proteção e resignação da nossa fé perante Nossa Senhora e Jesus Cristo.

A tradição também diz que o escapulário deve ser dado a pessoa por um sacerdote em uma cerimônia especial ou ainda que você deve ser presenteado com um e não apenas adquirí-lo. Sendo assim, um escapulário é sempre uma boa forma de presentear e demonstrar o quanto você se preocupa e quer bem aquela pessoa.

Aqui no site da Sagrada Família nós temos vários modelos de escapulários. Seja qual for, lembre-se que maior que o simbolo e o ornamento o maior presente que o escapulário carrega é a sua fé e boa intenção para com a pessoa presenteada.

Mais sobre Nossa Senhora do Carmo e Escapulário

 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >1 comentários

  • maria aparecida de paula

    16 de Junho de 2017 às 13:29
    desejo protecao para mim e minha familia e que deus abencoe meu trabalho e minhas vendas....amem

Pesquisar