Como a Tecnologia pode Trabalhar em Favor da Fé

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, sendo hoje quase impossível não estar conectado, seja através de aplicativos, sites, redes sociais, mesmo dentro dos nossos smartphones ou aparelhos celulares estamos com conexões o tempo todo.

Devemos entender que a tecnologia não é uma inimiga da fé, pois como ela pode gerar distrações, também pode ser uma ótima ferramenta de evangelização e propagação da Palavra e hoje vamos entender algumas maneiras utilizar a tecnologia em favor da fé.

Ao longo dos anos foram surgindo tecnologias como o rádio, e a televisão, que são meios e difusão tradicionais que vem sendo utilizado pela Igreja como um canal para propagar os ensinamentos e a Palavra de Deus.

Nos tempos atuais, principalmente no início do século XXI a internet se popularizou, e se tornou um canal onde os cristãos podem auxiliar a espalhar e propagar a palavra de deus com grande interatividade.

Isso mesmo, a internet é um ambiente interativo onde você encontra vários conteúdos de boa qualidade, e você pode encontrar as informações de maneira mais fácil, e abaixo vamos conhecer mais sobre o assunto.

A Internet

Hoje a internet é uma das ferramentas mais populares e presente em grande parte dos lares, contando com 116 milhões de pessoas conectadas no Brasil, ou seja, uma boa parte de nossa população é atingida diretamente por esta importante tecnologia.

Mas como podemos utilizar as tecnologias da internet em favor da fé ?

Podemos utilizar a tecnologia para propagar a palavra, nos lembrando de um ensinamento presente no livro de São Mateus:
Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo.(Mt 10:7)

Abaixo vamos conhecer mais sobre as ferramentas que a internet nos proporcionam para propagar e conhecer mais a palavra.

Uma ressalva importante

Antes de compartilharmos um conteúdo na internet é sempre bom conferir, pois muitas vezes pessoas mal intencionadas se passam por alguém conhecido visando ganhar uma fama que não é sua, por isso estejamos sempre atentos às armadilhas, mas mesmo assim não devemos nos afastar ou nos sentirmos impedidos de compartilhar o que é real e o que faz sentido para nós e aqui aprenderemos como compartilhar conteúdo de boa qualidade.

Redes Sociais

Elas estão aí: Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, e outras redes sociais onde as pessoas se reúnem diretamente postando conteúdos, imagens, fotos, seu dia a dia, porém, como utilizar esta tecnologia em favor da fé ?

Primeiro devemos começar filtrando os conteúdos que visualizamos nas redes sociais, isso mesmo, e não é difícil, a partir de buscas dentro das redes sociais conseguimos encontrar inúmeras página e perfis ligados a Igreja Católica, como páginas dos Padres, Paróquias, ou mesmo páginas que produzem diariamente conteúdos católicos.

Compartilhe a palavra sem medo e sem vergonha de faze-lo

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15)

Refletindo com o livro de Timóteo podemos entender melhor como fazer o correto nas redes sociais e utilizando esta tecnologia em favor da fé espalhando a palavra.

Não sinta vergonha de compartilhar uma passagem da Bíblia, uma linda imagem de Santo, um catecismo ou ensinamento que foi postado em uma página católica que você segue, afinal estamos divulgando a palavra de Deus.

Não sinta vergonha de propagar os conteúdos católicos, afinal isso é ajudar a espalhar a palavra e auxilia na evangelização.

Blogs

Existem muitos blogs na internet como o próprio blog da família que utilizam a tecnologia em favor da fé, trazendo conteúdos interativos, orientações e notícias sobre o mundo católico de maneira séria e pensada na família cristã.

Ao acessarmos blogs católicos podemos receber boas orientações, sendo excelentes meios dos fiéis se comunicarem  e se atualizarem com conteúdos produzidos por padres, bispos, ou mesmo pessoas que são ligadas aos estudos da Igreja.

Youtube e outros serviços de stream

O Youtube é uma ferramenta que vem se destacando cada vez mais, principalmente entre o público mais jovem, pois há a possibilidade da informação ser colocada em vídeos, sendo excelente para a difusão de missas, grupos de oração , seja através das famosas “lives do youtube” levando mais próximo do jovem similar a uma transmissão de TV porém podendo ser assistida de qualquer mídia, ou então através de vídeo gravados que podem ser vistos  em qualquer hora e lugar.

Muitos pensam que no youtube encontramos apenas os “vlogueiros” dedicados a conteúdos de entretenimento vazio, porém existem principalmente jovens que se propõem a produzir conteúdos aos católicos aproximando mais e mais a comunidade, principalmente os mais jovens.

Bíblias Online

Muitas vezes o fiel católico não tem uma edição da Bíblia em suas mãos, e quer ler, estudar e conhecer mais, e a internet traz com sua interatividade esta opção para sua leitura.

Através das Bíblias online podemos encontrar trechos, passagens, versículos específicos, sanar nossas dúvidas e aprender mais sobre

Tecnologias que auxiliam na transmissão das tradições católicas

Há muitas tradições que são transmitidas entre as gerações de católicos, e uma das mais belas é a do Santo Rosário e do Terço, porém muitos não conseguem passar adiante ou aprender, porém, hoje a tecnologia pode utilizar a repassar essas tradições, ou seja, além da internet há tecnologias que estão próximas de nossas mãos e vamos conhecer melhor.

Terço Eletrônico

O que é o terço eletrônico? Para que serve o terço eletrônico? Qual a utilidade do Terço Eletrônico?

Estas são muitas das perguntas feitas quando falamos deste incrível aparelho, o Terço Eletrônico, que proporciona muitas vantagens para a propagação da prática do Terço que é um dos grandes pedido de Nossa Senhora em todas suas aparições, sempre nos pedindo “Filhos pratiquem o terço para receberem bênçãos e intercessões”.

O Terço Eletrônico é uma ferramenta pensada na propagação desta linda prática do terço para os mais jovens pois de maneira simples você consegue ouvir um audio do terço de maneira rápida e fácil em qualquer lugar.

Além do mais você encontra os modelos do Terço Eletrônico de Luz, onde através de um led você acompanhará a conta do terço a qual é o momento de estar no momento da sua oração.

Além do mais Terço eletrônico faz grande sucesso para Idosos, crianças, enfermos, para aqueles que querem aprender a rezar, e claro para quem não têm a oportunidade de assistir pessoalmente a recitação do Santo Rosário na igreja.

Terços Interativos

Os terços interativos são lindas peças desenhadas com o intuito de fazer suas orações porém com uma experiência nova ao fiel.

Isso mesmo, os Terços Interativos são uma nova maneira de viver experiências das orações.

Os Terços Interativos trabalham com o conceito de realidade aumentada, ou seja, com o uso do seu smartphone você terá uma linda surpresa.

Você vai baixar o aplicativo nossa sagrada família em seu tablet ou celular, e ao apontar o aparelho para esse cartão e viverá algo incrível.


Podemos chegar a conclusão que a tecnologia é uma arma importante para o católico, quando bem utilizada traz benefícios para o que praticam pois consegue trazer a palavra e os ensinamentos mais próximos de todo.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar