Comemoração ao Dia de Finados

Imagem Comemoração ao Dia de Finados

Dia 2 de novembro comemoramos o Dia de Finados, ou Dia dos Fiéis Defuntos, um dia de reflexão e oração por todos os fiéis que estão mortos mas ainda não foram canonizados.

A tradição do dia de finados remonta do início do cristianismo, sendo encontrados registros por volta do século II onde eram encontrados grafismos de orações nas tumbas, porém se tornaria obrigatório no século V, porém neste período sendo uma data ainda comum dentro dos mosteiros.

O Dia de Finados foi oficializado durante o século XI nos pontificados dos papas Silvestre II, João XVIII, porém nesse período ainda não havia uma data específica passando por várias alterações. Seria apenas no pontificado de Leão IX durante o século XIII que seria escolhido o dia 2 de novembro como o data oficial.

Mais do que apenas limpar os túmulos, durante a semana do Dia de Finados é importante estar em oração, pois estamos rezando pelas almas que estão no purgatório diminuindo seu sofrimento e ajudando-as a chegar mais próxima do céu.

Reflitamos e oremos sobre essa data especial em homenagem aqueles fiéis que faleceram e não foram canonizados em orações profundas a Deus.

Conteúdos Relacionados

Qual o Significado do Dia de Finados ?

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar