As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

Imagem As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

O mês de Junho é muito rico na Igreja Católica. Nele são celebrados, fervor, alegria e devoção, alguns dos principais pilares da história da fé. E entre tantas celebrações e momentos propícios para a reflexão, está o Sagrado Coração de Jesus.

Sagrado Coração de Jesus é fonte de vida

A celebração do Sagrado Coração de Jesus tem sua fundamentação na Sagrada Escritura, quando se lê que Cristo apresenta-se como “manso e humilde de coração” (Mt 11,29). A devoção tão enraizada na cultura ao Sagrado Coração de Jesus pode ser traduzida como a salvação de todos que creem em Jesus, pois foi de Seu coração transpassado pela lança do soldado no episódio da crucificação, que brotou a água, símbolo da vida renovada pelo sacrifício de Jesus.

Durante a história da Igreja Católica, dezenas foram os(as) Santos(as) que pregaram a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, bem como são numerosas as formas aprovadas e recomendadas pela Igreja aos seus fieis, como:

  • Consagração pessoal
  • Consagração da família
  • Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus
  • Ato de Reparação
  • Prática das Nove Primeiras Sextas-feiras

 

Neste conteúdo sobre o Sagrado Coração de Jesus, produzido pelo site Nossa Sagrada Família, o maior em artigos religiosos do Brasil, vamos nos concentrar nas 12 promessas advindas do Coração de Cristo.

Como surgiu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

            O apelo à devoção ao Sagrado Coração de Jesus deu-se no ano de 1675 à Santa Margarida Maria Alacoque, quando o próprio Cristo disse: “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino amor sobre os que tributem essa divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada”.

            Desde então todos os Papas têm encorajado os fieis a seguirem a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como fez o Papa São João Paulo II: “Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo. Quero, hoje, dirigir, juntamente convosco, o olhar dos nossos corações para o mistério desse coração. Ele falou-me desde a minha juventude. A cada ano, volto a esse mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja”.

Para quem são as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

            As promessas do Sagrado Coração de Jesus, recebidas por Santa Margarida Maria Alacoque do próprio Cristo, são para todos os fieis que querem estar próximos deste coração que tanto amou e que deseja que todos sejam discípulos verdadeiros, pois “a messe é grande e os operários são poucos” (LC 10,1-9).

            Ao Sagrado Coração de Jesus agrada o serviço aos mais necessitados, pois é por meio de tais ações que serão recebidas as graças reveladas nas 12 promessas. Como nos diz Santa Margarida Maria Alacoque: “Ao Coração de Jesus agradam muito os serviços dos pequenos e humildes de coração, e paga com bênçãos seus trabalhos”.

            Mas para recebê-las, além deste serviço aos mais necessitados, se deve também:

  • Receber sem interrupção a Sagrada Comunhão durante as nove primeiras sextas-feiras consecutivas;
  • Ter a intenção de honrar o Sagrado Coração de Jesus e de alcançar a perseverança final;
  • Oferecer cada Sagrada Comunhão como um ato de expiação pelas ofensas cometidas contra o Santíssimo Sacramento.

As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

            Cientes das obrigações frente ao Sagrado Coração de Jesus, vamos conhecer as 12 promessas ditas diretamente por Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque:

  • “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
  • “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
  • “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
  • “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
  • “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
  • “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdia”;
  • “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
  • “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
  • “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
  • “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
  • “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
  • “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, em Vós eu confio!

Leia Também

Pesquisar