Arcanjos, mensageiros de Deus

Imagem Arcanjos, mensageiros de Deus

A todos que acreditamos na presença de Deus em nossas vidas, seja nos pequenos ou nos grandes momentos, podemos também creditar nossa caminhada, a proteção que temos, aos Arcanjos, mensageiros de Deus.

Eles são assim chamados, porque ocupam o mais alto posto na hierarquia celeste (podem ser considerados os “chefes” dos anjos) e por estarem mais próximos de nós para lutarem contra todo o mau que possa afligir os filhos de Deus.

Os Arcanjos, mensageiros de Deus são, na verdade, sete. Mas apenas três são os mais conhecidos, pois têm seus nomes citados na Bíblia: São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Todos com passagens importantes na história de nossa salvação sejam no Antigo ou no Novo Testamento. Podemos considera-los amigos, intercessores.

De acordo com o papa Francisco em uma de suas catequeses, nossa missão e a dos Arcanjos, mensageiros de Deus, é “Cooperar juntos para o desígnio de salvação de Deus. Somos, por assim dizer, ‘irmãos’ na vocação”.

A seguir, trazemos os principais pontos de cada um destes Arcanjos, mensageiros de Deus que são celebrados em 29 de setembro:

São Gabriel Arcanjo

São Gabriel ArcanjoGabriel significa “emissário do Senhor” e este arcanjo esteve presente no Antigo e no Novo Testamento todas as vezes que a vinda do Salvador era citada. Por isso ele aparece quatro vezes (Daniel 8,15-17 / Daniel 9,21-23 / Lucas 1,19-20 / Lucas 1,26-28).

Mas talvez a missão mais importante de São Gabriel tenha sido o anúncio a Maria sobre sua gravidez Daquele que veio para nos salvar.

É reconhecido também por ser Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones.

 

São Rafael Arcanjo

São Rafael Arcanjo

Seu nome significa “Deus que cura”, por isso, é considerado guardião da saúde, auxiliando doentes. Nas Sagradas Escrituras, é responsável pelo casamento de Tobias com Sara, que já havia se casado outras vezes, mas em nenhuma delas o matrimônio era consumado devido a morte do noivo por um demônio chamado Asmodeu (Tobias 12,15-18).

Também é tido como padroeiro dos viajantes, cegos, médicos e sacerdotes.

São Miguel Arcanjo

São Miguel ArcanjoServo humilde por saber que ninguém é como Deus, este arcanjo tem no significado de seu nome uma questão: “Quem é similar a Deus?”.

Guerreiro é mencionado cinco vezes nas Sagradas Escrituras (Daniel 10,10-21 / Daniel 10,13 / Daniel 12,1 / Judas 1,9 e Apocalipse 12,7-9). A última citação mostra São Miguel, liderando os anjos de Deus na expulsão de Lúcifer e demais anjos caídos do céu.

É considerado padroeiro da Igreja, policiais, marinheiros e doentes.

 

Oração do Papa Francisco aos Arcanjos, mensageiros de Deus

Miguel, ajude-nos na luta; cada um sabe qual luta tem em sua vida hoje. Cada um de nós conhece a luta principal, que faz arriscar a salvação. Ajude-nos. Gabriel, traga-nos notícias, traga-nos a Boa Notícia da Salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e nos dê esperança. Rafael, segure a nossa mão e nos ajude no caminho para não errarmos a estrada, para não permanecermos parados. Sempre caminhando, mas ajudados por você.

Leia Também

Pesquisar