Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Imagem Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Essa é uma festa litúrgica que não se encontra nos livros canônicos, mas sim no proto-evangelho de Tiago, porém, apesar de não fazer parte dos evangelhos canônicos, esta história é considerada é um acontecimento considerado válido, pois, é alicerçado na tradição da Santa Igreja.

Tamanha a importância dessa celebração que é comemorada tanto pela Igreja do Oriente quanto pela Igreja do Ocidente, sendo uma importante celebração mariana, dessa forma acabou sendo acolhida pela Liturgia Católica, aparecendo inclusive no Missal Romano no século XVI, no ano de 1505 buscando exaltar Jesus Cristo através de Nossa Senhora como é partilhado por Santo Agostinho em um de seus sermões:

“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela, nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

De acordo com os manuscritos de Tiago, que Santa Ana e São Joaquim não podiam ter filhos, porém, com muita oração e fé Deus os abençoou com a vinda de Maria, que teve sua infância toda dedicada a Deus, sempre impelida pelo Espírito Santo desde a sua concepção.

Essa é uma festa importante para nós católicos, tanto que no ano de 1964, o Papa Paulo VI na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao coração.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar