Aprendendo a ser missionário como Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus é a padroeira das Missões, proclamada pelo papa Pio XI em 1927, e tem sua memória celebrada no dia primeiro de Outubro, mês este que é dedicado às Missões.

Todos nós batizados precisamos ter consciência de que, ao sermos inseridos no corpo da Igreja, nos tornamos missionários, como nos diz o Decreto Conciliar Ad Gentes:

“A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na ‘missão’ do Filho e do Espírito Santo” (AG, 6).

A missão de cada um é levar a Palavra de Deus a todos os cantos, a todas as pessoas. Como nos diz o Papa Francisco, devemos ser uma “Igreja em saída” e não apenas católicos que vivem sua fé dentro dos templos.

Em Santa Teresinha do Menino Jesus está o exemplo

Mesmo vivendo reclusa no Carmelo e sendo consumida dia após dia pela tuberculose, Santa Teresinha foi uma missionária exemplar, pois ela amou. E quem ama, não vê obstáculos para estar junto ao irmão, em missão.

“Ó Jesus, meu Amor! Encontrei finalmente a minha vocação: a minha vocação é o Amor... Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, e esse lugar, ó meu Deus, fostes Vós que mo destes... No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o Amor... Assim serei tudo! Assim o meu sonho será realizado!!!”

Assim ela escreveu em suas memórias. São muitos os exemplos de como Santa Teresinha viveu sua missão. Mas talvez o mais emblemático, e que deve estar sob nosso foco, é o de quando ela, nos domingos e dias de festa, colocava seu escasso tempo livre para estar junto às irmãs do Carmelo. Mas, por que devemos ter este exemplo sob nossa atenção?

Conseguimos nos desconectar dos nossos computadores e celulares para valorizar aqueles a quem realmente amamos? Ser missionário é também amar com gestos concretos e atenção a todos, começando, em primeiro lugar, pelos de nossa própria casa.

Por saber que uma das madres, que já tinha idade avançada, tinha alergia ao perfume de flores, Santa Teresinha deixou de colocá-las diante da imagem do Menino Jesus, que ficava no claustro. Esse pequeno gesto demonstra o carinho e a atenção para com a religiosa. E nós? Quais são os pequenos sacrifícios que podemos fazer para nossos irmãos de comunidade? Muitas vezes, sabemos de algo que alguns não gostam e insistimos em continuar fazendo. A missão exige um abrir mão de nossas vontades, para acolher o outro com doçura e delicadeza.

Santa Teresinha, ajudai-nos!

Não é tarefa simples. Sabemos. Mas a ação missionária é ato de amor e agradecimento, como já vimos e pode ser reiterado pelas palavras do Papa Francisco:

“É livre na liberdade de Deus, que se realiza no amor. E esta é a liberdade que Deus nos dá, e nós não podemos perdê-la: a liberdade de adorar a Deus, de servir a Deus e servi-lo também nos nossos irmãos”.

Não é querer fazer justiça com as próprias mãos ou apenas facilitar a vida daqueles que tanto choram e lutam por dignidade.

Jesus não se aproximou do cego, do manco, do leproso e de tantos outros necessitados, porque sentiu pena deles. Ele os tocou, porque a proximidade emana amor e cura. O Filho de Deus curou-os instantaneamente, porque sabia que dentro de cada um deles a fé estava adormecida.

Como não temos este poder, podemos curar os irmãos necessitados estando presentes, levando a Palavra, sendo missionários como Santa Teresinha foi.

Oração a Santa Teresinha do Menino Jesus

Oh! Santa Teresinha do Menino Jesus, modelo de humildade, de confiança e de amor! Do alto dos céus despeje sobre nós estas rosas que levas em teus braços: a rosa da humildade para que vençamos nosso orgulho e aceitemos o jugo do Evangelho; a rosa da confiança, para que nos abandonemos à vontade de Deus e descansemos em sua Misericórdia; a rosa do amor, para que abrindo nossas almas sem medida à graça realizemos o único fim para o qual Deus nos criou a sua Imagem: Amar-Lhe e fazer-Lhe amar, Tu que passas teu Céu fazendo o bem na terra, ajuda-me nesta necessidade e concede-me do Senhor o que te peço, se for para glória de Deus e para o bem de minha alma. Amém.

  • Rezar um Pai Nosso

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Leia mais sobre Santa Teresinha do Menino Jesus

Promessas de Santa Teresinha

20 Frases de Santa Teresinha do Menino Jesus

Anterior
Anterior

Promessas de Santa Teresinha

Próximo
Próximo

20 frases de Santa Teresinha do Menino Jesus