A importância do Diálogo na Vida Cristã

Imagem A importância do Diálogo na Vida Cristã

O diálogo na vida cristã é fundamental para praticarmos o fortalecimento do amor em Deus. Apesar de ser uma prática difícil, afinal precisamos abrir nosso coração ao mundo exterior, é nesse momento de troca de informações que passamos a nos entender e a entender o outro, e muitas vezes, praticar o perdão. Isso porque a cultura cristã nos ensina a unidade na diversidade, respeito pela alteridade e pela escuta do outro.

Quando falamos em diálogo, falamos em escutar, respeitar e entender as pessoas, porém, sem necessariamente concordar com todos e com tudo. O diálogo supõe diferença e é por meio dele que se busca a comunhão em Cristo, unindo os fiéis pelo mundo.

 A Bíblia apresenta a língua como uma bênção ou como uma maldição, uma vez que se aprendermos a dominá-la, nos tornaremos pessoas melhores e evitaremos muitos problemas. Portanto, use a sua língua para o bem ao próximo na vida Cristã.

Por que realizar o diálogo?

No século XXI em que vivemos o diálogo na vida Cristã se tornou superficial em uma sociedade volátil e acelerada. As relações não são mais profundas como antigamente, uma vez que a sociedade não pratica tanto o diálogo e assim, falta prática para dialogar com inteligência e compreensão. Podemos comparar o Diálogo com um músculo. Quanto mais exercitamos, mais forte ele fica. É de extrema importância que o diálogo seja aplicado para o melhor convívio familiar. Dialogar com Deus é uma ótima forma de praticar. Converse com o Senhor em seu interior, mas também é importante exteriorizar as palavras. Na Santa Bíblia diz “No princípio era o verbo”.

O diálogo na vida Cristã nos ensina que precisamos do outro, bem como uma religião que valoriza os seus dons e os tornar comuns. É a palavra Dele que prega a harmonia entre as culturas, a fim de reunir os dons do Espírito Santo depositados em todas as famílias cristãs. É preciso se esforçar para ver a opinião pelos olhos do outro, para que se possa aprender a escutar o outro lado, bem como outras formas de ver os problemas, outros pontos de partida e outras conclusões que resultem na pregação da palavra da Fé. Outro ponto importante no diálogo na vida Cristã é a sinceridade perante ao outro. Busque entender e compreender o próximo, sem mentir ou agir com arrogância. Aqueles que mentem vão de desencontro com o legado de harmonia, paz e respeito deixado por Jesus Cristo.

Prática do diálogo

Para se realizar um diálogo efetivo, procure sempre iniciar pelos pontos em comum entre os indivíduos, baseado no que pode unir e dessa forma, contribuir um diálogo que favoreça a colaboração e o entendimento. Com isso, você já propicia a defesa da vida, justiça e paz, valores que sinalizam a presença do Reino de Deus entre os seres humanos. Além disso, conversar e entender o próximo significa aprender a tornar-se parceiros em vez de adversários, trata-se sim de juntos, cultuar a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar