A história e o significado por trás do Dia dos Pais

Imagem A história e o significado por trás do Dia dos Pais
Todo segundo domingo do mês de Agosto comemoramos o Dia dos Pais. Essa é uma das datas mais importantes do calendário ao lado do Dia das Mães. Se Maio é considerado o mês das mães, podemos dizer que Agosto é o mês dos pais.

É uma data que dispensa explicações e porquês, mas muita gente ainda se pergunta de onde surgiu e a razão de comemorarmos esse dia. Afinal, como a maioria diz: “dia dos pais tem que ser todo dia”. E concordamos.

Está na Bíblia que devemos honrar nossos pais e não existe data ou hora para isso, não é mesmo? Mas também sabemos como é bom demonstrar o carinho e admiração nessas datas populares e por isso separamos a história de como surgiu o Dia dos Pais.

História

A data surgiu nos Estados Unidos em 1909 quando uma garota, filha de um veterano de guerra, quis homenagear o pai no dia do seu aniversário. A razão da homenagem era nobre: ele havia criado sozinho os 6 filhos, em função da morte de sua esposa.

No entanto, a data só se tornou oficial em 1966, quando o então presidente Lyndon Johnson decretou que todos celebrassem, no terceiro domingo de junho, essa data em homenagem aos pais.

No Brasil, essa festa foi adotada no dia 14 de agosto de 1953, criada pelo publicitário Sylvio Bhering, no dia de São Joaquim, patriarca das famílias. Desde então no país todo o segundo domingo de Agosto é dedicado aos pais.

Significado

Como falado anteriormente, mais do que uma data popular e principalmente, uma data comercial, é preciso dar signifcado e colocar sentimento no presente e na comemoração.

E se por algum motivo seu pai não está presente nessa data, não fique triste. A maior ligação entre vocês é a do coração. Faça uma oração, se conecte com Deus e com ele e transmita bons sentimentos através dela.

A data também pode e deve ser usada a favor daqueles que estão brigados e afastados de seus pais. Deixe o orgulho de lado e pense na vida que vocês tem pela frente. Uma vida sem mágoas e rancor flui melhor. O amor é a arma mais poderosa que temos e devemos usá-la sempre a nosso favor.

Oração para os pais

Pai nosso de todos os dias, Imagem e semelhança Daquele lá do céu. Um ser especial, um companheiro fiel...

Fonte de amor, de esperança e de sabedoria! Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo. Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo! Assim crescemos, fazendo e aprendendo, sempre vendo em ti um modelo, um amigo.

De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos, verdadeiros símbolos de amor e de carinho, que se integraram à nossa vida, fazem parte do nosso ser.

Peço ao bom Deus que também é Pai que o acompanhe e abençoe em todos os momentos de sua vida lhe concedendo luz, paz e alegrias.
Pai, obrigado pela VIDA.


Leia Também

Deixe seu comentário

img

Pesquisar