31 de maio: Dia do Divino Espírito Santo

Imagem 31 de maio: Dia do Divino Espírito Santo
Nesse sábado, 31 de maio, é comemorado o Dia do Divino Espírito Santo - uma das datas mais importantes no calendário católico. O Espírito Santo é a fonte da verdade, o símbolo maior de renovação das forças e energias além de se colocar como o ínicio de um novo tempo, de uma nova vida cheia de esperança na vida das pessoas.
O dia também representa o momento que o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo simbolizando a presença de Deus em suas vidas fazendo-os “nascer de novo”, exatamente 50 dias após a Páscoa.

História

A comemoração da data surgiu no século XVI em Portugal. Naquela época, os nobres e mais afortunados ofereciam grandes banquetes coletivos para as pessoas e também era uma oportunidade para todos aqueles que quisessem colaborar com doações e esmolas aos pobres e necessitados.

Significado

O Espírito Santo simboliza a terceira pessoa da Santíssima Trindade que é presentada por:
- Deus Pai: 1ª pessoa da Santíssima Trindade. Aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar sua bondade, sua glória e beleza.
- Jesus Cristo: 2ª pessoa da Santíssima Trindade. O Filho predileto, o ungido e enviado para nos redimir de nossas faltas. O verbo que se encarna para nos salvar das trevas, que nos reconcilia com Deus, modelo de nossa santidade.
- Espírito Santo: 3ª pessoa da Trindade. É o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.
<<< Leia também o artigo sobre o “Divino Pai Eterno” >>>

Simbolos

Alguns símbolos marcam as comemorações desse dia e no Brasil alguns são mais populares:
- pomba branca: acredita-se que o espírito de Deus desceu à Terra no formato de uma pomba branca e por isso ela é um dos símbolos mais populares do Espírto Santo. Ela sempre vem acompanhada de sete raios simbolizando os sete dons - Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.
- coroa: simboliza a importância e a responsabilidade de fazer caridade à quem não tem (antigamente, quem fazia esse papel era o rei)
- distribuição de esmolas: também parte da tradição, simboliza humildade de dá continuidade a representação do Espírito Santo em foma de renovar e renascer uma nova vida a partir da caridade.

Oração

Vinde Espírito Santo e mandai lá do céu um raio de vossa luz!
Vinde Pai dos pobres, distribuidor dos bens!
Vinde oh luz dos corações, doce hóspede e suave alegria das almas!
Vinde consolador ótimo ,consolar os aflitos!
Vinde aliviar os trabalhos,temperar os ardores ,enxugar as lágrimas!
Oh luz beatíssima,inflamai o íntimo dos corações de vossos fiéis!
Sem a vossa graça, nada há no homem, que possa ser inocente!
Lavai pois o que é sórdido,regai o que é seco,sarai o que está enfermo!
Abrandai o que é duro,abrasai o que é frio ,reconduzi o desviado!
Concedei aos vossos servos,que em vós confiam o setenário de vossos dons!
Dai-lhes o mérito das virtudes,o dom da graça final e o glorioso prêmio do prazeres eternos.
Amém!
 
 

Leia Também

Deixe seu comentário

img

Comentários >1 comentários

  • Adriana Cruz

    31 de Maio de 2017 às 16:30
    Por um bom encontro, um companheiro, pois não aguento mais viver sozinha.

Pesquisar