10 dicas de presentes católicos para o Natal

Imagem 10 dicas de presentes católicos para o Natal
Presentes católicos para o Natal simbolizam a alegria pelo nascimento de Jesus

Está em busca de dicas de presentes católicos para o Natal? Pois, antes de pensarmos o que comprar para nossos familiares e amigos, precisamos nos lembrar de que o Natal é muito mais do que uma data festiva em que a correria do comércio nos “engole”.

Na verdade, o Natal deveria ser celebrado de dentro para fora, ou seja: a partir do coração de cada um de nós, porque se não houver paz de espírito e não nos enchermos de esperança por Aquele que vem para nos salvar, não adianta a mesa cheia e a árvore rodeada de presentes.

Como nos diz o papa Francisco “Confiemo-nos à intercessão da nossa Mãe e de São José, para vivermos um Natal verdadeiramente cristão, livres de toda a mundanidade, prontos para acolher o Salvador, o Deus conosco. Cada um de nós é chamado a responder, como Maria, com um ‘sim’ pessoal e sincero, colocando-se totalmente à disposição de Deus e da Sua misericórdia, do Seu amor”.

Natal é exercício

Esta época do ano deve ser momento de encorajamento: de desfazer o nó que nos separa de nós mesmos, de reativar relações desgastadas, de descer do pedestal, perdoar e ser perdoado. A humildade do local em que Jesus nasceu já nos dá esta perspectiva.

Natal é exercício da alma, uma faxina no coração para que ele seja a manjedoura que abrigará O Menino. Sabemos o quão difícil é se ver realizando tudo isso, mas aqueles que creem na transformação trazida por Jesus, esforçam-se em praticar tais atitudes.

Comece seu Natal, portanto, presenteando a si mesmo. Quebre a “tradição” de festejar o Natal apenas ao redor da mesa cheia: esteja ao redor da mesa do sacrifício! Abra-se a Jesus, participando da Missa, fazendo uma boa comunhão, visitando o presépio e, nele, meditando sobre esta época. Deixe a emoção tomar todo o seu ser. Esteja com sua família, abracem-se desejosos que este abraço na celebração do nascimento de Jesus seja sinal vivo de um novo tempo!

O significado dos presentes católicos

O Natal deve ser a união entre a celebração do nascimento de Jesus, que nos possibilita rever nossas atitudes conosco mesmos e com os outros, e a festividade com familiares e amigos.

Dentro da festa social, os presentes católicos para o Natal, para muitos, é um desafio! Muitos pensamentos pairam sobre o que comprar, se a pessoa vai gostar etc. Mas, no fundo, esta troca é muito maior do que apenas o desembrulhar do presente.

Em uma de suas celebrações, o papa Francisco explicou o simbolismo dos presentes: “O presente é o sinal concreto da graça de Deus, ao permitir que, com nosso esforço e trabalho, possamos adquirir um bem que será canal de alegria e satisfação para quem o recebe. Por isso devemos ser igualmente gratos ao recebermos um presente. Esta relação também podemos fazer entre Deus e nós: Ele nos deu Seu Filho, que nos traz alegrias incomensuráveis. Por isso, no Natal, devemos ser gratos pelo presente que nos foi dado pelo Pai, que tudo vê e sabe”.

Para que a relação com Natal não se resuma a uma data, mas represente o recomeço da vida por meio da fé em Jesus, o melhor presente católico é, sem dúvida, aquele que simboliza esta presença viva e real do Menino, porque, de certa forma, nos permite tocar naquilo que professamos, a “ver” aquilo que acreditamos sem ver.

São várias as opções para todos os bolsos, porém o significado deles é muito maior do que a quantia por eles paga. As melhores opções de presentes católicos para o Natal são aqueles que podem ser levados pelo presenteado onde quer que vá: assim terá perto de si uma recordação sua e do momento que o recebeu, do renascimento, do convite à conversão e da entrega total Àquele que se entregou sem reservas.

10 dicas de presentes católicos para o Natal

1. Medalhas

Não são objetos de adoração e nem amuletos mágicos. São sinais de fé e, ao usá-las, demonstramos nosso compromisso com a Palavra de Deus, de seguimento daquele santo(a) do qual se é devoto(a) e de confiança na proteção vinda com seu uso e na oração. São muitos os exemplos de santos(as), cujas medalhas são um dos sinais de devoção, sendo essa uma ótima opção entre os presentes católicos de Natal.

2. Terços e Rosários

Terços e Rosários também são bons presnetes católicos de Natal. A diferença entre estes dois símbolos de nossa fé é básica: o Terço é usado na recitação de cinco mistérios, que na semana é dividido em Mistérios Gozosos (às segundas e sábados), da Dor (às terças e sextas), da Glória (às quartas, e domingos) e os da Luz (às quintas). Já o Rosário é a recitação de todos os mistérios de uma só vez.

Maria deu ao monge dominicano Alan de la Roche as 15 promessas válidas para todos os devotos do Santo Terço. São elas:

  • a todos os que rezarem meu Rosário com devoção, prometo minha proteção especial e grandíssimas graças;
  • aquele que perseverar na oração de meu Rosário receberá uma graça insigne;
  • o Rosário será uma defesa poderosíssima contra o inferno; destruirá os vícios, libertará do pecado, dissipará as heresias;
  • o Rosário fará florescerem as virtudes e as boas obras, e obterá para as almas a mais abundante misericórdia divina, fará que nos corações o amor ao mundo seja substituído pelo amor a Deus, elevando-os ao desejo dos bens celestes e eternos. Quantas almas se santificarão com esse meio!;
  • quem se confia a mim por meio do Rosário não perecerá;
  • quem rezar meu Rosário com devoção, meditando seus mistérios, não será oprimido pela desgraça. Pecador, se converterá; justo, crescerá em graças e se tornará digno da vida eterna;
  • os verdadeiros devotos de meu Rosário não morrerão sem os Sacramentos da Igreja;
  • aqueles que rezam meu Rosário encontrarão durante sua vida e em sua morte a luz de Deus e a plenitude de suas graças, e participarão dos méritos dos bem-aventurados;
  • libertarei muito prontamente do purgatório as almas devotadas a meu Rosário;
  • os verdadeiros filhos de meu Rosário gozarão de uma grande glória no céu;
  • o que pedirem por meio de meu Rosário, obterão;
  • aqueles que defenderem meu Rosário serão socorridos por mim em todas as suas necessidades;
  • obtive de meu Filho que todos os membros da Irmandade do Rosário tenham por irmãos, durante a vida e na hora da morte, os santos do céu;
  • aqueles que rezarem fielmente meu Rosário serão todos meus filhos amantíssimos, irmãos e irmãs de Jesus Cristo;
  • a devoção a meu Rosário é um grande sinal de predestinação.

3. Pulseiras

Identificadas por sua beleza, as pulseiras também são bons exemplos de presentes católicos para o Natal, já que são joias queridas pelas mulheres e homens. Também demonstram a fé do usuário e proteção.

4. Escapulários

Está em busca de presentes católicos de Natal? Pois então aposte nos escapulários!

As imagens mais comuns em um escapulário são a de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus, além daquela que faz parte da história de sua origem: Nossa Senhora do Carmo.

A origem do escapulário se deu no ano de 1251 com São Simão, da Ordem dos Carmelitas. Em oração, o santo pediu um sinal de proteção a Nossa Senhora que o entregou um escapulário, dizendo: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

5. Imagens de santos

Entre os presentes católicos de Natal, as imagens de santos representam fé e devoção. Ter a imagem do seu santo de devoção em casa ou no trabalho é mais do que um simples sinal. É ter a certeza de que você está protegido(a) de todos os males.

Não adoramos imagens, mas sim, veneramos, porque representa uma pessoa que, na história, deu sua vida como exemplo de fé e servidão. Por isso, neste Natal, presentear com uma imagem é também sinal de amor.

6. Oratórios

São abrigos para imagens de santos. A origem remonta à Idade Média. Somente os reis tinham estes nichos. Depois, as famílias mais ricas. O hábito se popularizou.

No Brasil este hábito de proteção aos santos de devoção de uma casa chegou com os portugueses. De acordo com a história, as caravelas que descobriram o país traziam um oratório com a imagem de Nossa Senhora da Esperança.

É na cidade mineira de Ouro Preto que estão preservados os mais belos exemplares em um museu dedicado especialmente a esta arte e sinal de devoção.

7. Terçários

Como já mostramos logo acima, o Terço é companheiro de todo católico, pois é com ele que recitamos, em todos os dias da semana, os mistérios de nossa fé. Tão belo e importante sinal de nossa fé deve ser guardado em um local apropriado para que se mantenha em segurança e possa ser usado por muitos anos. E é no Terçário que você pode preservar seu Terço.

Você pode fazer suas orações diante deles também, já que existem os dos Anjos e os da Família, que possuem importantes ícones católicos. É um bom presente católico para o Natal, ainda mais se vier junto a ele um belo Terço!

8. Kits católicos

Os kits são ideias para quem têm dúvidas do que presentear. Eles são conjuntos de diversos símbolos católicos que, com certeza, emocionarão seu familiar ou amigo. Possuem pulseira, escapulário e terço. Também são presentes católicos de Natal que agradam pela beleza, fé a qualidade.

9. Quadros

Os quadros são presentes católicos para o Natal que, além da beleza artística, ilustram uma passagem bíblica ou trazem a representação de um santo de devoção. Assim como outros objetos, traduzem a fé e contém uma mensagem de inspiração para o dia-a-dia.

10. Pingentes

Os pingentes, delicadas peças que compõem um colar, também exprimem a fé com sua beleza e significado. Fabricados com pedras preciosas e outros materiais de grande valor, são de proteção, pois ficam próximos ao coração.

Leia Também

Pesquisar