Passagens da Bíblia sobre o Espírito Santo - Parte 1

Quem é o Espírito Santo?

É esta a pergunta que o Papa Francisco respondeu na catequese do dia 8 de maio de 2013.

Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho (…) é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado  que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade e à comunhão com Deus”, explicou.

O Papa afirmou que o homem de todos os tempos e lugares anseia por uma vida plena e justa, é como um viajante que, atravessando os desertos da vida, “tem sede de água viva” para saciar seu profundo desejo de luz, de amor, de beleza e paz.

Neste sentido, o Papa destacou que o Espírito Santo é a “fonte inesgotável da vida de Deus em nós”.

“Jesus veio para nos dar esta ‘água viva’ que é o Espírito Santo, para que a nossa vida seja guiada por Deus, animada por Ele e alimentada por Ele”, ressaltou.

Um olhar para o Catecismo da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 687 também falará sobre o Espírito Santo.

“Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus” (1 Cor 2, 11). Ora, o seu Espírito, que O revela, faz-nos conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva; mas não Se diz a Si próprio. Aquele que “falou pelos profetas” [5] faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas a Ele, nós não O ouvimos. Não O conhecemos senão no movimento em que Ele nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-Lo na fé. O Espírito de verdade, que nos “revela” Cristo, “não fala de Si próprio” [6]. Tal escondimento, propriamente divino, explica porque é que “o mundo não O pode receber, porque não O vê nem O conhece”, enquanto aqueles que creem em Cristo O conhecem, porque habita com eles e está neles (Jo 14, 17).

O Espírito Santo nos é apresentado nas Sagradas Escrituras

Trazemos hoje algumas passagens do Antigo Testamento em que nos é apresentado o Espírito Santo.

“A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” (Gn 1,2)

“O Espírito do Senhor desceu sobre Otoniel: ele julgou Israel e saiu para a guerra. O Senhor entregou-lhe Cusã-Rasataim, rei da Mesopotâmia, e sua mão triunfou sobre ele.” (Jz 3, 10)

“O Espírito do Senhor virá também sobre ti, profetizarás com eles e te tornará um outro homem. Quando vires acontecer todos esses sinais, faze o que a circunstância te ditar, porque Deus estará contigo.” (1Sm 10, 6-7)

“Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.” (1 Sm 16, 13)

O Espírito do Senhor fala por mim, sua palavra está na minha língua.” (II Sm 23, 2)

O Espírito Santo educador das almas fugirá da perfídia, se afastará dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá.” (Sb 1, 5)

“Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.” (Sb 1, 7)

“Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor.” (Is 11, 2)

“Como ao animal que desce ao vale, o Espírito do Senhor os levava ao repouso. Foi assim que conduzistes vosso povo, para afirmar vosso glorioso renome.” (Is 63, 14)

“Então, o Espírito do Senhor apoderou-se de mim e disse-me: “Fala – oráculo do Senhor – eis como falais, casa de Israel; mas eu co­nheço os pensamentos que vos sobem ao espírito.” (Ez 11, 5)

Gostou do conteúdo? Então você também gostará da Parte 2, que em breve postaremos. Nele mostraremos mais versículos sobre o Espírito Santo, desta vez, no Novo Testamento!

Referências

[1] https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/quem-e-o-espirito-santo-papa-explica-na-catequese-de-hoje/

Leia também

Você conhece os 7 dons do Espírito Santo?

Anterior
Anterior

Passagens da Bíblia para lembrar a importância dos nossos pais

Próximo
Próximo

Entenda a importância do nome na fé cristã