Entrevista” com Jesus – parte 02

Esta é a última parte da “conversa” com Jesus: um momento para refletir nossa ação frente ao que Ele e Deus desejam de nós.

Sabe, Senhor, ter uma imagem honesta, humilde e acima de tudo verdadeira, é importante para o próprio bem estar e o dos outros.  Mas continue falando sobre nossa imagem.
Jesus: Um dia fui convidado por um fariseu para jantar na casa dele. Estava eu sentado à mesa, quando uma mulher, considerada pecadora, entrou na casa com um vaso feito de alabastro e cheio de perfume. Ajoelhou-se diante de mim e começou a chorar. As lágrimas caíam em meus pés e eram enxugadas por aquela mulher com os cabelos. Ela beijou meus pés e os ungiu com o perfume. Observem que tipo de imagem esta mulher está refletindo: a imagem da dor, do arrependimento, do perdão, da humildade, do serviço, do amor e da renovação do espírito. Já o dono da casa refletia outros tipos de imagem: da falsidade, da presunção, da ganância e da discriminação. E a pior de todas: da falta de confiança, pois seu coração dizia: ‘Se fosses realmente um profeta, saberias que tipo de mulher é essa que te toca, saberias sem dúvidas que ela é uma pecadora e vive afastada da religião’. Mal sabia aquele fariseu que eu estava dando a oportunidade àquela mulher para que ela se arrependesse e pudesse ter de volta sua vida. (Lc. 7. 36- 50)

Fala-nos mais, Senhor, da Vossa preocupação com a renovação da vida de cada um de nós.
Jesus: Darei o exemplo da Caridade. Um dia, sentado perto do cofre das esmolas na sinagoga, observei a atitude maravilhosa de uma senhora. Como sempre os ricos depositam grandes quantias, mas, naquele dia, apareceu uma senhora pobre e depositou duas moedinhas. Fiquei emocionado, pois aquela boa senhora estava doando a Deus, meu Pai, para o serviço do templo, mais do que podia. Eu me lembro de que até comentei a meus discípulos. ‘Eu afirmo a vocês, essa pobre viúva depositou no cofre mais que todos os outros ofertantes’.  E digo a vocês, amigos e amigas, a imagem daquela viúva das ofertas é a imagem da caridade. (Lc. 21. 1-4)

Como é emocionante aprender com o Senhor! Mas continue nos falando sobre o tipo de imagem que temos que ser.
Jesus: Vou lhes falar da imagem de Luz. Ninguém acende uma luz e a coloca embaixo de uma caixa, mas sobre ela para que ilumine o ambiente e as pessoas possam ver por onde passam. As minhas palavras são como luz na vida de vocês, assim vocês são imagens de luz neste mundo. Eu sei que é através de seus olhos que veem a luz, mas, se por acaso, os seus olhos estiverem defeituosos, ficarão em escuridão total.  O cuidado que devem ter é não transformar em trevas a luz que há em vocês. A luz do bom senso fará você enxergar os valores do céu, os valores divinos. Deixe a luz do bom senso iluminar sua vida com a verdade, e você será um facho de luz brilhante para todos. Vivendo assim, vocês se transformarão numa imagem luminosa, cheia da luz de meu Pai. (Lc. 11. 33-36).

Senhor Jesus, com todos esses exemplos vai ser difícil confundir imagem com imagens, não é?
Jesus: Isso mesmo. Veja outros tipos, como os da Justiça e da Persistência. Uma viúva tinha um adversário e constantemente ia à presença do juiz para que este intercedesse por ela. De tanto que ela o perturbou, ele resolveu atendê-la e disse: ‘Eu não dou nem atenção a Deus nem aos homens, no entanto vou atender esta viúva, porque ela está me tirando o sossego’. Estão vendo que imagem de persistência e de confiança na justiça? Por fim, quero dizer que todos têm que saber respeitar e amar as pessoas como elas são. Quem tiver a imagem da Responsabilidade, do Bom Senso e de Iniciativa receberá sempre mais. Mas aqueles que não as tiver, perderão os encargos que têm. Cada um recebe de mim determinadas qualidades (imagem) e cada qual deve prestar contas dessas qualidades e dons, recebendo a recompensa eterna. (Lc, 18. 1-14)

Terminamos aqui este momento tão especial em que pudemos estar ao lado de Jesus. Mas nossa tarefa não termina aqui: temos que continuar persistindo.

Anterior
Anterior

7 orações que todo católico deveria saber

Próximo
Próximo

“Entrevista” com Jesus – parte 01