A Importância da Terra Santa para a Fé cristã

Como sabemos a Terra Santa é um dos locais de peregrinação mais buscados no mundo, principalmente por nós católicos, já que foi em Jerusalém que Jesus Cristo viveu grande parte de seus grandes momentos, e neste artigo vamos entender a importância deste local em nossas vidas.

Onde fica a Terra Santa?

Geograficamente a Terra Santa é o local localizado entre o Rio Jordão, e o Mar Mediterrâneo, atualmente sendo dividida entre: Israel, Cisjordânia e Jordânia, sendo um local comum para as três grandes fés: Conhecida como Terra Santa pelo Cristianismo, no Judaísmo como Eretz HaKodesh e no Islamismo por Al-Ar Al-Muqaddasa.

Ou seja podemos notar que a Terra Santa é um local de fé e peregrinação importantíssimo, inclusive tornando-a conhecida como Centro Espiritual do Mundo.

A Terra Santa e os vários cultos

Por muito tempo a Terra Santa foi o lar de povos que adoravam os falsos deuses da mitologia romana, permanecendo assim durante os séculos I e II, quando então o imperador constantino no Século III baniu os cultos aos deuses pagãos fortalecendo mais ainda a fé em Jesus Cristo.

No período do Imperador Constantino, Santa Helena sua mãe pediu para que fossem erguidas importantes igrejas para que os fiéis cristãos pudessem então ter locais para fazer suas orações.


Porém após um longo período este local seria tomado pelos Otomanos que resultaria nas cruzadas.

As Cruzadas

As Cruzadas são uma importante empreitada da Santa Igreja para proteger os locais Sagrados da Terra Santa que estavam sendo destruídos por povos invasores, uma convocação feita a todas as nações cristãs da Europa pelo próprio Papa Urbano II durante o Concílio de Clermont.

Neste período de invasão da Terra Santa além os ataques às igrejas construídas por Santa Helena, ocorriam depredações em locais como o Santo Sepulcro, e emboscadas contra os peregrinos que para lá iam, assim se fazendo necessária a proteção destes nobres cavaleiros que se dispunham a sair de seus lares para fornecer proteção.

No total ocorreram 8 cruzadas, visando proteger os peregrinos que corriam grande perigo durante suas jornadas e os locais sagrados. Pois diferente do que vivemos no período atual não havia a liberdade para que as fés vivessem em conjunto dentro da Terra Santa.

A Terra Santa Atual

Atualmente a Terra Santa é um local onde as três maiores fés do mundo se encontram havendo tolerância e respeito mútuo devido a evolução do diálogo entre as pessoas, sendo inclusive hoje visitado em sua maioria pelos Cristãos que lá vão para conhecer todos os locais sagrados.

Como sabemos que é a Terra Santa ?

Se é um local onde outras fés consideram importante, porque para nós cristãos a Terra Santa também é ?

Pois bem, como sabemos a Terra Santa é o local onde Jesus Cristo nasceu, peregrinou, e deixou seus ensinamentos, sendo inclusive o local de seu martírio na cruz para salvar a humanidade.

Basta nos apegarmos a leitura da Bíblia Sagrada para percebermos os locais importantes da Terra Santa onde são citadas importantes passagens de Jesus Cristo.

O Rio Jordão

A Terra Santa é muito procurada por aqueles que buscam um local em específico, o Rio Jordão, onde surgiu a mais importante prática de conversão à fé cristã, o batismo, como podemos ver no livro de São Mateus:

“Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia.
Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus.
Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas {Is 40,3}.
João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele.
Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão.
Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura?
Dai, pois, frutos de verdadeira penitência.
Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão.
O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.
Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível.
Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.
João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!
Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu.
Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.
E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.”(Mateus 3:1-17)

Ou seja o Rio Jordão é um ponto importantíssimo para nós cristãos, sendo inclusive procurado por muitos fiéis para serem batizados nas águas que são consideradas sagradas já que foi neste mesmo rio que Jesus passou pelo seu batismo, sendo um dos pontos mais importantes da Terra Santa.

O Monte das Oliveiras

Um local muito importante dentro da fé cristã é o Monte das Oliveiras, pois lá ocorreram passagens importantes na vida de Jesus, sendo um local importante na Terra Santa, como podemos ver por exemplo no livro de São Lucas:

"Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.
Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação".
Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:
"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".
Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.
Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.
Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.
"Por que estão dormindo?", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!" (Lucas 22: 39-46)

Além do mais no Monte das Oliveiras encontramos também várias passagens nos livros de São Mateus, 21:46; 23:1-39; 24:1-14; e São Marcos onde por várias vezes proferiu palavras e ensinamentos importantes na Terra Santa para seus discipulos e o povo que ali viviam.

O Santo Sepulcro

O Santo Sepulcro é um dos locais mais buscados durante as visitas dos cristãos a Terra Santa, pois como contam os registros e a tradição foi neste local onde Cristo foi enterrado.

Dentro da basílica do Santo Sepulcro na Terra Santa encontramos uma pequena construção, e nela é guardada um dos locais mais importantes para toda a fé cristã, sendo guardado até hoje por monges.

A pequena construção, uma pequena capela dentro da basílica pode ser considerada quase uma edícula fora construída em cima da Pedra do Calvário, o local onde cristo foi açoitado e padeceu. Assim como também foi o local onde seu corpo foi depositado e enterrado e onde ao terceiro dia ressuscitou.

A importância da Terra Santa

A terra santa é um local importante de grande oração, fé, e devoção para nós católicos, sendo assim, devemos compreender sua importância e se possível em algum momento de nossas vidas peregrinar para conhecer este importante local de grandes acontecimentos que preserva os primeiros registros de nossa fé.

Anterior
Anterior

A importância do Mês de Junho para os Católicos

Próximo
Próximo

Passagens da Bíblia para lembrar a importância dos nossos pais