São Mateus Apóstolo - 21 de Setembro

São Mateus Evangelista é uma figura importante na história do Cristianismo e é venerado como o autor do primeiro Evangelho do Novo Testamento, conhecido como o Evangelho de Mateus. Seu relato da vida e ensinamentos de Jesus Cristo é uma parte fundamental da base doutrinária e teológica do Cristianismo.

Mateus era conhecido como Levi antes de sua conversão. Ele era um cobrador de impostos na cidade de Cafarnaum, uma posição frequentemente vista com desdém na sociedade judaica da época. No entanto, foi durante seu trabalho como cobrador de impostos que ele encontrou Jesus, que o chamou para segui-Lo.

A narrativa de sua conversão é encontrada nos Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), embora Mateus seja o único que se identifica como o ex-cobrador de impostos. No Evangelho de Mateus, ele descreve seu próprio chamado por Jesus, que acontece quando estava sentado em sua cabine de cobrança de impostos. Jesus simplesmente disse: "Segue-me", e Mateus imediatamente deixou tudo para trás e seguiu o Mestre.

Como apóstolo, São Mateus testemunhou os milagres, ensinamentos e a crucificação de Jesus. Ele também esteve presente no Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, capacitando-os a propagar o Evangelho. Após a Ascensão de Jesus e a difusão do Cristianismo, São Mateus, como outros apóstolos, embarcou em missões para difundir a mensagem de Cristo.

O legado mais notável de São Mateus é a autoria do Evangelho que leva seu nome. Escrito em aramaico ou hebraico, provavelmente na década de 50 ou 60 d.C., o Evangelho de Mateus é uma das principais fontes para a vida, os ensinamentos e os milagres de Jesus Cristo. Sua narrativa destaca a ênfase messiânica, mostrando como Jesus é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei egípcio, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. Isso aconteceu porque não intercedeu em favor do pedido de casamento feito pelo monarca, e recusado pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem.

No ano 930, as relíquias mortais do apóstolo São Mateus foram transportadas para Salerno, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade.

São Mateus Evangelista é frequentemente representado nos ícones cristãos com um anjo ou um ser alado, simbolizando a inspiração divina de seu Evangelho. Sua festa é celebrada em 21 de setembro na Igreja Católica.

São Mateus é lembrado como um exemplo de conversão radical e dedicação ao serviço de Deus. Sua decisão de seguir Jesus e seu trabalho na difusão do Evangelho deixaram um impacto duradouro na história do Cristianismo, e seu Evangelho continua a inspirar e guiar os cristãos em todo o mundo até hoje.

São Mateus Evangelista, rogai por nós!

Anterior
Anterior

São Maurício e companheiros mártires - 22 de Setembro

Próximo
Próximo

Santo André Kim e companheiros mártires - 20 de Setembro