Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 8 de Dezembro

A Imaculada Conceição é uma doutrina católica que afirma que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem pecado original. A festa da Imaculada Conceição é celebrada em 8 de dezembro, destacando a pureza e a graça singular de Maria desde o momento de sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana.

A base teológica para a Imaculada Conceição pode ser encontrada nas palavras do Anjo Gabriel durante a Anunciação, quando ele saudou Maria como "cheia de graça" (Lucas 1:28). A interpretação católica é que Maria foi agraciada por Deus com uma santidade única, sendo preservada do pecado original que afeta toda a humanidade desde Adão e Eva.

A definição formal da doutrina ocorreu em 1854, pelo Papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus". Nesse documento, o Papa declarou solenemente que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha de pecado original desde o primeiro instante de sua concepção.

Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma. De fato, Maria proclamou-se, explicitamente, com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição".

Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus miseriordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse imaculada.

Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos

A doutrina da Imaculada Conceição tem sido objeto de profunda devoção e reflexão na tradição católica. Maria é vista como a "cheia de graça", um modelo de pureza e humildade para os fiéis. A festa de 8 de dezembro é marcada por celebrações litúrgicas, procissões e atos de devoção mariana em muitas partes do mundo católico.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Anterior
Anterior

São Juan Diego - 9 de Dezembro

Próximo
Próximo

Santo Ambrósio - 7 de Dezembro