Por que Rezamos o Terço ?

Imagem Por que Rezamos o Terço ?

Rezar o terço é uma prática católica de devoção a Nossa Senhora, passada de geração em geração, e carregada de significados e simbolismos. Muitas pessoas praticam-a sem saber a sua origem ou acabam fazendo por costume, sem propósito ou fé. E você? Sabe porque as pessoas rezam o terço?

História

Sua história é antiga. Um dos primeiros registros diz que monges cristãos usavam pedrinhas para contar as suas orações e na Igreja Católica, em 1328, Nossa Senhora apareceu para São Domingos e pediu que ele rezasse o terço para salvação do mundo. Foi assim que surgiu a devoção ao Rosário (coroa de rosas oferecida a Nossa Senhora).

Prática

Rezar o Rosário significa meditar os vinte mistérios da Fé Católica que são divididos em quatro grupos de cinco mistérios, ou seja, o Terço. No Rosário, rezamos 150 Ave-Marias e no terço reza-se apenas 50.

Rezar o terço nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz.

O terço pode ser rezado individual ou coletivamente e sua prática rapidamente tornou-se a oração mais popular da Igreja Católica. É ainda uma das formas de devoção mais queridas à Nossa Senhora sendo praticada fielmente pelos cristãos até os dias de hoje.

Terço Eletrônico

No site da Sagrada Família, temos os terços tradicionais e também o terço eletrônico, uma nova forma de rezar e manter o seu propósito na fé além de ajudar a manter firme o objetivo daquelas pessoas que desistem de rezar ou não conseguem manter a rotina por não conseguirem se concentrar ou por falta de companhia.

Além disso, está cada vez mais difícil passar certos costumes para os jovens, ainda mais quando temos tantas distrações e outros meios “competindo” pela atenção deles. Usar a mesma linguagem e mostrar algo diferente mas com o mesmo propósito e essência é uma forma de trazê-los para perto da família e resgastar a prática do terço.

O terço eletrônico é feito de um material inquebrável (policloreto de vinila) e você faz a oração acompanhando as cores ou se preferir, também pode acompanhar a oração constantemente ou fazê-la manualmente. Você também pode optar por rezar com o som do terço ou fazer a sua oração em silêncio.

 
Resgastar e manter práticas é muito importante para a constituição de pessoas melhores e mais focadas na sua fé e certas de que podem confiar na palavra de Deus para lutar contra as resignações da vida. O terço é uma “arma espiritual” poderosa, capaz de vencer qualquer obstáculo e manter a prática sempre ativa é fundamental para te ajudar a alcançar seus objetivos com muito amor e devoção.

Leia Também

Vídeo

Peça sua Benção

img

Comentários >2 comentários

  • Roberta Alves de Almeida

    29 de Agosto de 2017 às 18:29
    A bênção para minha família! Saúde, paz amor e harmonia união entre nós! Amém
  • Cynthia

    14 de Abril de 2017 às 20:13
    Justiça meu senhor

Pesquisar