Passagens da Bíblia para lembrar a importância dos nossos pais

Hoje no Blog da Família, vamos trazer mais uma seleção de passagens das Sagradas Escrituras importantes para uma boa reflexão, e hoje falaremos da paternidade.

A paternidade

Ser pai é um dom de Deus, presente e característica da nossa natureza humana. Seja fisicamente, seja espiritualmente, todos os homens são chamados a serem pais assim como todas as mulheres são chamadas a serem mães.

Não nascemos para a esterilidade, pois todos nascemos para gerar, afinal de contas fomos feitos a imagem e semelhança de Deus que é Pai. E Deus, em sua infinita piedade, convida homens e mulheres, pais e mães, para serem seus colaboradores na arte de gerar e cuidar da vida.

Os pais, de forma especial, possuem um papel fundamental na vida familiar pois são eles os chefes da família, os sacerdotes do lar, aqueles responsáveis por transmitir força e segurança. O porto seguro que assegura seus filhos e sua esposa em todos os momentos.

Nas Sagradas Escrituras podemos ver inúmeros exemplos de pais que honraram o seu compromisso e que são, desde os tempos mais antigos até os dias de hoje, verdadeiros faróis luminosos para os pais:

Abraão, Noé, Isaac, Rei Davi e de forma especial São José, pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo e patrono da Igreja.

Passagens da Bíblia sobre a Paternidade

Provérbios

“O justo caminha na integridade; ditosos os filhos que o seguirem!” (Provérbios 20, 7)

“Dá ouvidos a teu pai, àquele que te gerou e não desprezes tua mãe quando envelhecer.” (Provérbios 23, 22)

“O pai do justo exultará de alegria; aquele que gerou um sábio se alegrará nele.” (Provérbios 23, 24)

“Que teu pai se alegre por tua causa, que viva na alegria aquela que te deu à luz!” (Provérbios 23, 25)

“Ouvi, filhos meus, a instrução de um pai; sede atentos, para adquirir a inteligência” (Provérbios 4, 1)

“Os filhos dos filhos são a coroa dos velhos, e a glória dos filhos são os pais.” (Provérbios 17, 6)

“Guarda, filho meu, os preceitos de teu pai, não desprezes o ensinamento de tua mãe.” (Provérbios 6, 20)


”O néscio desdenha a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão torna-se sábio.” (Provérbios 15, 5)

E não apenas em Provérbios encontramos passagens importantes sobre respeito ao pai, mas também em Efésios, com três conselhos importantíssimos, uma para os filhos, duas para os maridos.

Efésios

“Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6, 1-3)

“Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito seme­lhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5, 25-27)

“Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja –porque somos membros de seu corpo.” (Efésios 5, 28-30)

Não podemos esquecer também dos Salmos, principalmente o salmo 126, como mostrados abaixo:

Salmos

“Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas. Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude. Feliz o homem que assim encheu sua aljava: não será confundido quando defender a sua causa contra seus inimigos à porta da cidade.” (Salmo 126, 3-5)

Gostou? Quer mais conteúdos para enriquecer seu conhecimento? Acompanhe o Blog da Família.

Leia também

Passagens na Bíblia sobre o amor de Deus

Conselhos Sábios de Salomão para a Vida

6 passagens sobre família que você não pode deixar de ler na Bíblia!

Passagens da Bíblia sobre o casamento

Anterior
Anterior

A Importância da Terra Santa para a Fé cristã

Próximo
Próximo

Passagens da Bíblia sobre o Espírito Santo - Parte 1