O que é uma Heresia ?

Imagem O que é uma Heresia ?

Hoje no Blog da Família abordaremos um tema que é considerado por muitos complexo, o de definir o que é uma heresia.

Normalmente vemos muitas pessoas falarem esta palavra o tempo todo, chamando de herege, ou falando que cometeu uma heresia. Mas, você sabe o que é uma heresia ? Sabe o significado desta palavra ? 

Entendendo o que é uma heresia e quem é um herege 

Heresia é uma palavra que vem do grego αἵρεσις, por sua vez do latim haerĕsis, "escolha" ou "opção", mas entendamos, que esta palavra não representa o sentido amplo de escolha, mas sim “más escolhas”. 

Ou seja a Heresia representa o pecado de escolher “a verdade que lhe convém”, por exemplo: em dado momento um católico se encontra diante de dois ensinamentos e que aparentemente eles se contradigam, e então ele escolhe o que melhor lhe convém naquele momento.

Dentro do Cânon 751, ou seja, dentro das leis da igreja existe uma explicação clara sobre quem pode ser considerado herege: “Diz-se heresia a negação pertinaz, depois de recebido o baptismo, de alguma verdade que se deve crer com fé divina e católica". Ou seja, de acordo com as leis da Igreja, o herege é a pessoa que mesmo após seu batismo continua a praticar os mesmos erros que praticava antes, assim renegando e rejeitando a fé católica. Além do mais não podemos chamar: Muçulmanos, Ateus, Budistas ou Animista de herege, pois esta pessoa não professa a fé em Jesus Cristo e não foi batizada na Igreja Católica.

 Falta de informação é heresia ?

 Mesmo dentre os que conhecem o significado do que é uma heresia existe uma confusão nas informações, já que além de batizado o católico deve possuir a informação e continuar a insistir no erro mesmo após ser advertido.

 Existem casos onde ou por questões de pouco conhecimento, podendo se definido mesmo como ignorância a pessoa acaba falando algo que não está de acordo com as regras não é considerado heresia, porém não é pecado desde que após ser alertado que aquilo é incondizente com a fé católica o fiel não cometa este erro novamente.

Exemplificando:

Uma criança católica diz que os anjos não são puro espírito, porém este erro é cometido pois um professor lhe ensinou na escola, isto não é uma heresia, pois a criança não possuía conhecimento prévio desta informação logo cometeu o erro. Porém este mesmo erro é cometido por uma pessoa que já possui o conhecimento que os anjos são puro espírito, mas mesmo assim insiste em dizer que não, este é considerado um herege, pois não era por ignorância, erra propositalmente. 

Então concluímos que para uma pessoa se tornar um herege no momento em que mesmo sendo Católico, Batizado, e conhecendo as regras e costumes da igreja insistem em erros que contradizem o catolicismo. Sendo assim a Heresia é um pecado que é cometido apenas por quem faz parte da igreja, e é um pecado grave, de negação.

Tem dúvidas ? Sugestões ? Comente abaixo!

Peça sua Benção

img

Comentários >1 comentários

  • Heloisa Araujo da Silva Carvalho

    16 de Julho de 2017 às 15:03
    Peço a bênção para minha saúde, meu casamento, e para toda minha família em especial para minha cunhada (Vera Moraes), que está passando por um problema é isso causou uma grave depressão e está abalando sua saúde.

Pesquisar