Imagens de santos, por que oramos ? Qual o significado para os católicos ?

Imagem Imagens de santos, por que oramos ? Qual o significado para os católicos ?

A Imagem de um Santo é cheia de significados profundos, representando ali um ícone ou lembrança de uma pessoa que foi santa, que viveu na vontade de Deus, pois ali não há uma idolatria ou uma divindade.

Mesmo sendo uma imagem, não é uma criatura feita por mãos humanas, mas sim a representação de uma criatura de Deus, não é feita com a intenção de tomar o lugar do Pai, mas sim remetendo ao próprio, servindo com uma janela para ele.

Santo Tomás de Aquino escreveu na Summa Theologiae: "o culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas que as olha sob seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem a Deus encarnado. Pois bem, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal, não se detém nela, mas tende à realidade da que é imagem".

Antes de darmos seguimento é necessário entender que não existe proibição de Deus para fazer imagens de santos (ícones), mas sim de "ídolos", ou o Falsos Deuses.

Como saber se aquela imagem se trata de um ícone ou ídolo ?

1) Substitui o único e verdadeiro Deus;

2) Lhes são atribuídos poderes divinos;

3) São lhe oferecidos sacrifícios devidos ao Verdadeiro Deus (Similar ao que os antigos Judeus no deserto faziam com o bezerro de ouro).

O Concílio Ecumênico de Nicéia, no ano 789, que aprovou o uso de imagens, disse:

“Na trilha da doutrina divinamente inspirada de nossos santos padres e da tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como as representações da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos.”

Por que orar diante de imagens de santo ?

Devido a suas histórias, e sua fé, de acordo com a tradição os Santos são intermediários entre o fiel e a Santíssima Trindade (Jesus, Espírito Santo e Deus), assim como em momento difíceis em nossas vidas temos aquele amigo que nos ajuda, que nos auxilia a chegar a uma solução para um problema grave, o Santo é este amigo nos momentos de oração.

Ou seja, quando rezamos diante das imagens de santos não estamos adorando, mas sim fazendo um pedido para aquele Santo ou Santa que a imagem representa para que nos auxilie a interceda por nós diante de Deus para alcançar uma graça ou um milagre.

Ou seja, há pecado apenas no fato de adorar ídolos, ou seja, quando a oração diante de uma imagem de santo é feita com a intenção de chegar até Deus não há pecado, não há idolatria.

Uma imagem de santo quebrou, o que eu faço ?

Quando a imagem é quebrada, ela não deve ser restaurada, recomenda-se que seja enterrada, destruída ou colocada em local onde não sofra profanação. Dependendo do material que foi feito a imagem pode ser queimada.

Este caso se aplica a imagens que foram muito danificadas, quebradas, ou com alguma alguma parte faltando.

Conclusão

Ou seja, apesar de orarmos diante de imagens de santos não realizamos a idolatria, mas sim, tentamos sempre tomar como exemplo, e nunca como ídolos, mas como ícones que servem de exemplo, e de auxílio, mas que nunca substituirão o verdadeiro Deus.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Comentários >2 comentários

  • paulo

    20 de Abril de 2017 às 17:25
    Pela minha familia e pelo meu trabalho, que Deus pela Virgem nos seja generosa em sua graças
  • Meire Cristina de Alvarenga Nascimento

    04 de Abril de 2017 às 21:04
    Gostaria despedir a bênção para minha família que a minha base E pra mim que tenho Leucemia e creio que Nossa Senhora Aparecida vai me curar

Pesquisar