História de São Jorge

Imagem História de São Jorge
Amanhã, dia 23/4, comemora-se o dia de São Jorge. Ele é um santo muito famoso, mas pouca gente sabe a real história por trás desse guerreiro que além de padre foi também um soldado romano.

História

A história de São Jorge é cheia de lendas e controvérsias devido a grande popularidade do santo não só na religião católica. Há muita polêmica envolvida em torno da sua existência pelo fato de não existir nada concreto sobre ele, mas o que sabemos é que na época em que foi nomeado santo era comum a canonização acontecer através da votação popular mesmo que sua vida não fosse exemplar.
Mas o que se sabe é que Jorge era filho de pais cristãos, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina onde foi promovido capitão do exército romano aos 23 anos de idade. Como se é conhecida, essa época ficou marcada pela constante perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos e Jorge da Capadócia (como era conhecido) não escapou.
Por diversas vezes Diocleciano tentou fazer com que Jorge desistisse de sua fé, torturando-o de várias maneiras, mas ele permaneceu firme e forte.
Depois de inúmeras tentativas frustradas, Diocleciano não viu outra saída a não ser mandar degolar o Jorge no dia 23 de abril de 308. Foi um verdadeiro guerreiro da fé e lutou bravamente até o fim no seu propósito cristão e tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.

O culto

Apesar das diversas lendas criadas em torno de São Jorge, ele foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal e algumas regiões da Espanha e o que se tem conhecimento é que, para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido as tentações do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé.
Independente das lendas e versões criadas, devemos celebrar e venerar São Jorge como um símbolo de força e mártir da fé cristã.

Oração à São Jorge

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro,
invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem,
tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.
Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.
 

Peça sua Benção

img

Pesquisar