Dia Nacional de Ação de Graças

Imagem Dia Nacional de Ação de Graças

O dia Nacional de Ação de Graças é uma data de agradecimento a Deus, sendo comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, porém você sabe qual a origem e o significado dessa data ?

O Dia Nacional de Ação de Graças não é uma data oficial da Igreja, mas sim uma data criada pelos governantes, isso, mesmo, se trata da Lei Federal 781/49 que promulga a última quinta feira do mês de novembro como uma data em agradecimento.

O que agradecemos no Dia Nacional de Ação de graças ?

A tradição do Dia de Ação de Graças consiste em agradecer a Deus pelas colheitas ao longo do ano, porém essa é uma tradição mais comuns nos EUA e no Canadá, onde inclusive sendo feriados nacionais nesses respectivos países, onde é chamado de Thanksgiving, porém como a época de colheita no norte é diferente, sua comemoração é feita a segunda segunda-feira de outubro.

Devo comemorar o Dia de Ação de Graças ?

Eis que surge a pergunta, já que não se trata oficialmente de uma festa litúrgica, porém não se preocupe, não existe nenhum impedimento em comemorar o Dia Nacional de Ação de Graças, tanto que muitas igrejas comemoram.

O Dia de Ação de Graças pode ser utilizado como um dia de reflexão, agradecimento, oração, e uma data especial para reunir sua família.

A Eucaristia e a Ação de Graças

Eucaristia é uma palavra que vem do grego εὐχαριστία que significa: "ação de graças", ou seja, ao participarmos da Eucaristia estamos fazendo a ação  de graças.

A eucaristia é um sacramento que age na alma dos que  a recebem, inclusive São Tomas de Aquino escreveu: "este sacramento produz em relação à vida espiritual o efeito que a comida e a bebida materiais produzem a respeito da vida corporal" (S. Th., III, q. 79, a. 1).

Aprendemos com os ensinamentos que a presença de cristo na Eucaristia "perdura enquanto subsistirem as espécies do pão e do vinho" (Papa São João Paulo II, Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia (17 de abril de 2003), n. 25 (DH 5092).

Após ingerirmos o pão durante a Eucaristia estamos em profundidade fazendo a Ação de Graças, pois estamos em comunhão com cristo, que se une quem está comungando.

Porém devemos entender que mesmo comungando na eucaristia não existem restrições de comemorar o dia de ação de graças.

Deixe seu comentário abaixo, acompanhe nosso blog.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Comentários >1 comentários

  • Glaci Spindola

    23 de Novembro de 2017 às 10:50
    Oração para mim e toda a minha familia e para todo o mundo e PAZ

Pesquisar