Beato Pio IX

Imagem Beato Pio IX

O Beato Pio IX nasceu em Senigallia na Itália, no ano de 1792, filho de Gerolamo, vinha de uma família nobre os Mastai Ferretti e Caterina Solazzi, nobres locais.

Sua vida com a Igreja começa cedo, pois seus pais eram muito fiéis e optaram por batizar-lo logo no dia de seu nascimento com o nome de Giovanni Maria, continuou nos caminhos de Deus e recebeu sua primeira comunhão em 1803.

Porém aos 17 anos se mudou para Roma para prosseguir com os estudos, e apesar de ainda não ter uma orientação sacerdotal viveu uma vida exemplar, sendo inclusive relatado, que no ano de 1810 fez um retiro espiritual para lutar contra o pecado, pois queria estudar em busca do conhecimento e saber e não pela ambição, para poder fazer pelos outros entregando sua vida nas mãos de Deus.

O Beato Pio IX era muito determinado em seus estudos, uma pessoa dedicada em suas tarefas, porém em 1812 teve que abandonar os estudos e o serviço militar obrigatório devido a uma grave doença porém sua fé não esmoreceu.

Após luta contra a doença Giovanni Maria começou a fazer parte da guarda nobre pontifícia, porém mais uma vez sua saúde o tirou deste caminho. Porém São vicente Palloti vaticinou o supremo pontificado e a Virgem de Loreto o curou, gradualmente, da enfermidade.

Em 1816 participou, como catequista, numa importante missão em Senigallia e, em seguida, optou pelo estudo eclesiástico. Recebeu as Ordens menores em 1817, o subdiaconato em 1818 e o diaconado em 1819. Nesse mesmo ano, por concessão especial, foi ordenado sacerdote.

O beato Pio IX Celebrou a sua primeira Missa na igreja de Santa Ana dos Carpinteiros, do Instituto Tata Giovanni, do qual foi nomeado reitor, permanecendo como tal até 1823.

Era conhecido por ser um homem de muita oração e trabalho para com os mais humildes e necessitados, sendo inclusive conhecido por unir bem a sua vida ativa com a vida contemplativa.

Seguiu uma vida firme dentro da Igreja, ocupando cargos importantes por demonstrar sua atitude e trabalho, além de uma vida em Cristo, eis que seus esforços foram vistos com bons olhos e no ano de 1840 com apenas 48 anos foi nomeado Cardeal.

Enquanto Cardeal se dedicou cada vez mais firmemente a Igreja, e eis que no dia 16 de junho de 1846 foi eleito Papa adotando o nome de Pio IX.

Enquanto Papa, Pio IX demonstrou ser um homem forte e trabalhou fortemente pela Igreja, pois nesta época a Itália passava pela unificação e ocorreu a perda dos Estados pontifícios, porém mesmo assim não se afastou de sua missão e continuou com firmeza e grande compreensão.

Realizou inúmeros trabalhos em seu pontificado, porém o que mais se destaca foi o restabelecimento dos trabalhos da hierarquia da Igreja na Inglaterra, Escócia e Holanda, condenou as doutrinas galicanas e definiu no dia 8 de Dezembro de 1854 o dogma da Imaculada Conceição.  Além disso enviou inúmeros missionários para India, Birmânia, China e Japão, e um grupo ao Polo Norte, criando um Dicastério oriental.

Depois da queda de Roma (20/9/1870) e do fim do poder temporal, Pio IX encerrou-se no Vaticano, considerando-se prisioneiro. No dia 7 de Fevereiro de 1878, com a sua piedosa morte, chegou ao seu fim o pontificado mais longo da história.

Foi beatificado no dia 3 de Setembro de 2000 pelo Santo Papa João Paulo II.

Leia Também

Peça sua Benção

img

Pesquisar