15 Pensamentos de Santo Antônio de Pádua

Imagem 15 Pensamentos de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio muitas vezes conhecido por ser o "Santo Casamenteiro, é um santo de extrema importância dentro da Igreja, pois além de membro da Ordem dos Franciscanos, foi contemporâneo de São Francisco de Assis.

Dentro da Ordem os Franciscanos, Santo Antônio executou um importente trabalho de ensinar teologia aos monges que se iniciavam naquele período, trazendo a didática da qual aprendera quando parte da ordem agostiniana.

Santo Antônio de Pádua também era respeitado por sua inteligência, tanto que por vezes foi enviado para tratar diretamente com o Papa Gregório IX assuntos da ordem, inclusive sendo elogiado pelo próprio pontífice, que o chamaria de Arca do Testamento.

Além da admiração que teve em vida Santo Antônio de Pádua recebeu dois títulos importantíssimos, quando em 1936 foi declarado o Padroeiro de Portugal, e no ano de 1946 o Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja.

Tamanho era o conhecimento de Santo Antônio de Pádua que muitos de seus pensamentos se propagam até hoje, e separamos para vocês uma lista com X pensamentos desse importante santo para nós católicos.

Façamos uma reflexão com os pensamentos de Santo Antônio:

  1. "A vida contemplativa não foi instituída por causa da ativa, mas a vida ativa por causa da contemplativa."
    "A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas freqüentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades."
  2. "Não é o temor que faz o servo nem é o amor que faz o livre; mas antes o temor é que faz o livre, o amor que faz o servo."
  3. "A paciência é melhor maneira de vencer."
  4. "O que o Senhor faz em nós com a nossa cooperação é maior do que tudo o que faz sem nós."
  5. "A mentira reside na língua, o roubo na mão, as extorsões no coração."
  6. "O que o Senhor faz em nós com a nossa cooperação é maior do que tudo o que faz sem nós."
  7. "O insensato, como um asno, ouve somente o som da palavra divina, mas o sábio percebe-lhe a força e leva-a ao coração."
  8. "A soberba, para não ser desprezada, procura encobrir-se na preciosa humildade."
  9. "Usa mais vezes os ouvidos do que a língua."
  10. "O hipócrita se assemelha ao pavão: ao ser provocado pelas crianças, mostra o esplendor das suas penas e, quando faz rodar a cauda, descobre torpemente o traseiro."
  11. "É viva a Palavra quando são as obras que falam"
    "Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes."
  12. "Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma."
  13. "A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação."
  14. "Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo."
  15. "Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa"

Peça sua Benção

img

Pesquisar